terça-feira, 29 de junho de 2010

Expulsar demônios é um dom ou é só usar o nome de Jesus?

Quero aqui nesse estudo ampliar nosso conhecimento sobre dons espirituais e verificarmos se a expulsão dos demônios trata-se de um dom concedido pelo Espírito Santo a alguns, ou se qualquer pessoa pode expulsar demônios usando o nome de Jesus.
Quero antes de tudo dizer que minha base para o estudo são as escrituras e somente elas.

Primeiro texto bíblico que usaremos será o que se segue;

“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.”Mt 10:1

Primeira observação que quero fazer é que Jesus deu aos discípulos o poder sobre os demônios junto com o poder para curar toda enfermidade e todo o mal, observe que esse poder foi dado por Jesus apenas aos doze discípulos, sabemos que Jesus tinha muitos discípulos porem nesse texto Ele deu poder aos doze somente, entendemos que qualquer outro discípulo que não fosse um dos doze que quisesse fazer uso do poder não poderia porque não o recebeu de Jesus, vemos nesse texto que a utilização do poder ficou limitado aos que receberam diretamente de Jesus a autorização para usá-lo.
No texto de Marcos 3:15 e Lucas 9:1 também vemos que o poder de expulsar demônios foi dado junto com o de curar enfermidades por Jesus apenas aos doze.
Outro texto que trata do assunto está em Lucas 10 do versículo 17 até o 19, vejamos;

“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” Lc 10:17;19

Nesse texto vemos que no versículo 19 Jesus disse que deu o poder necessário para pisar serpentes e escorpiões fazendo alusão aos demônios, e da a garantia de que não receberão contra ataque algum, vemos aqui novamente que o poder foi novamente dado por Jesus agora nessa passagem a setenta discípulos.
Porem nessa passagem os discípulos dizem que pelo nome de Jesus é que os demônios saem, quero agora entender se é só utilizar o nome de Jesus, ou precisa algo além do nome.

Vejamos uma promessa de Jesus;

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Mc 16:15;18

Vemos no texto que Jesus promete que os sinais seguirão aos que crerem e em nome dEle expulsarão os demônios, vemos aqui novamente alusão ao nome de Jesus onde Ele diz que em nome dEle serão feitos os sinais. A duvida é a seguinte, só pelo nome ou precisamos de algo mais para que o nome tenha poder? Porem ainda estamos apenas examinando as escrituras, continuaremos então a fazer isso.

Outro texto que quero analisar é o de atos 16 onde Paulo ordena que um espírito adivinho saia de uma jovem, vejamos o texto;

“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” At 16: 16;18

Veja que nesse texto não vemos a menina pedindo a Paulo que orasse por ela para que fosse liberta, nem vemos ninguém pedindo isso, vemos que Paulo perturbado pelo incomodo do espírito que clamava em alta voz que eles eram servos do Deus altíssimo ordenou ao espírito imundo que saísse e ele saiu na mesma hora, primeira lição que tiramos daqui é que não é necessário que a pessoa queira a libertação do espírito imundo basta que o homem de Deus ordene e o espírito sairá, então vemos quanto o nome de Jesus é poderoso.

Então podemos concluir que é só usar o nome de Jesus e os espíritos imundos sairão das pessoas? Ainda é cedo para concluirmos isso, vamos ver mais um texto bíblico.


“E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.” At 19:13;16

Se achávamos que era só usar o nome de Jesus como uma espécie de senha para o controle dos demônios enganamo-nos, vemos no texto que o nome foi utilizado porem não ocorreu o efeito esperado, o demônio não saiu, então podemos por uma conclusão previa verificar que não é só usar o nome de Jesus, se fosse só isso os exorcistas judeus teriam tido sucesso, mais não foi o caso.

Será então que realmente trata-se de um dom expulsar demônios? Se for dom que dom é esse e onde está descrito na bíblia esse dom?
Vejamos mais um texto bíblico;

“Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;
E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.
E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.
Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” Mt17:15;21

Vemos claramente que o que impediu os discípulos de expulsar o demônio foi a pouca fé, com relação a Jesus ter dito que aquela casta não se expulsa senão pela oração e pelo jejum explicarei mais adiante, mais aqui vamos nos aprofundar na questão da pouca fé, Jesus disse claramente que foi pela pouca fé, e falando de fé lembro-me da passagem de ICorintios 12 onde Paulo fala dos dons espirituais vejamos;

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” ICo 12:4;11

Vemos aqui uma lista com os nove dons do Espírito, eu sempre compreendi a utilidade deles, porem um eu não entendia muito bem para que servia, agora porem compreendo, falo do dom da fé, juntando a passagem de ICoríntios12 com a de Mateus17 entendo que o que faltou aos discípulos foi a fé necessária para crer que o demônio sairia pelo nome de Jesus, essa mesma fé que faltou aos exorcistas de Atos 19, ambos usaram o nome de Jesus porem sem a fé necessária para que o nome tivesse poder. Com base nos textos bíblicos que analisamos entendo que a fé é um dom do Espírito Santo e segundo o texto de ICoríntios12 vemos que os dons são repartidos pelo próprio Espírito, também vemos que nem todos os cristãos possuem os mesmos dons, sendo que a fé é um dos nove dons podemos concluir que expulsar demônios é um dom e não são todos que conseguem expulsar porque nem todos tem esse dom/fé necessária para tal.

Voltando para a passagem de Mateus onde Jesus disse que aquela casta de demônios não sairia senão com oração e jejum, Jesus não quer dizer que é a oração e o jejum que tiram o demônio, pois bem sabemos que é o nome de Jesus que faz isso,mais também sabemos que não é só o nome, o nome tem que ser usado com a fé necessária, Jesus está nos ensinando que para termos o dom da fé ou qualquer outro dom do Espírito Santo e mantermos esse dom em plena atividade devemos estar sempre orando e jejuando, porque vemos que os discípulos em alguns textos expulsaram demônios porem nesse caso não puderam, isso se deu pelo fato de eles terem recebido de Jesus o dom da fé, mas eles durante o ministério terreno de Jesus não jejuavam então sua fé foi diminuindo, pois bem sabemos que o jejum nos aproxima de Deus, veja o texto que comprova que eles não jejuavam;

“Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.” Mt 9:14;15

Vemos claramente que durante o período do ministério terreno de Jesus os discípulos não jejuavam, mais somente nesse período depois da ascensão de Jesus glorificado os discípulos jejuavam constantemente, e o próprio Jesus disse que eles jejuariam quando lhes fosse tirado o noivo. O jejum nos aproxima de Deus a oração no põe em comunhão com Ele, se praticarmos esses dois atos estaremos sempre cheios de fé e do Espírito Santo não só para expulsarmos demônios mais também para operarmos todos o sinais e maravilhas que Jesus disse que operaríamos.

Vemos que da mesma maneira que pregar é um dom concedido pelo Espírito Santo, como também curas é um dom, expulsar demônios é um dom, claro que como com qualquer outro dom não há uma restrição para buscarmos os dons podemos e devemos procurar os melhores dons, as escrituras nos orientam a procurar os melhores dons;

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.”ICo 12:31

Então temos a recomendação do apostolo Paulo de procurarmos os melhores dons, mas devemos lembrar que os dons são para a edificação da igreja.

Espero aqui nesse estudo ter sido útil aos irmãos, e oriento que busquem os dons espirituais, orem, jejuem e tenho certeza que Jesus tem dons maravilhosos para nos dar para que sua igreja seja edificada.

Que Deus em Cristo Jesus vos abençoe.

58 comentários:

  1. mas Paulo só fala dos 9 dons e naum cita expulsão de demônios. Pensa só se uma pessoa perto de mim tá endemoninhada como vou fazer? Entaum pra quem Jesus naum deu este dom entaum como fazer agora? Estamos à mercê deles entaum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi do texto, se vc tiver fé vc expulsará o demônio. Antes de procurar qualquer dom devemos procurar o dom da fé. PAZ DE CRISTO

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. cara a fé jesus disse se vc tiver nem que seja no tamanho de mostarda os montes saem entao que disse que muitos de nois cremos pois se tivemos fé podemos fazer coisas ate maiores que jesus fez sobre o dom de espulsar e o dom da cura mais para ter o dom da cura tem que ter fé e para espulsar tem que estar consagrado jejuar no minimo 4 dias e orar no minimo 7 vezes por dia fora issu usa a biblia usa salmos 91 salmo 23 e ora o pai nosso esta em mateus !!! quando nao tem o dom mesmo assim o espirito sai e so vc le a biblia todos dias um salmo diferente um 4 se nao tiver o dom dai a propria pessoa se liberta pois a biblia e a palavra de deus e a palavra de deus alimenta a alma ... muitos achao que espulsão mais nao espulsão nada o diabo usa um monte de gente pastores e engana um monte de gente quando uma pessoa estiver e algum falar que libertou manda ela ler a biblia salmo 91 se o coraçao queima tem coisa ruim nela quando pecamos abrimos um caminho e o diabo amara nossa alma muitos nao sentem quando isso acontece pois estao sem santificaçao deus deixo o dom para todos e so orar e buscar ler a biblia todos podem fazer as mesma coisas que jesus fez !!! e o dom e dado de graça jesus disse mais facil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no reino de deus !!!! fica com deus quando acontecer algu assim e um segredo seu e de deus ninguem precisa saber muitos ficam falando acabão robando a gloria de deus e deus odeia isso cara ele te falo que se um dia deus te der algu guarde para voce e seja humilde tem muitos que falão e esse dom e para todos so buscar !!!! o dom de cura e um fardo meio dificil de carregar sofremos muito muita perseguição mais quem da a força e deus deus ajuda !!!! fica com deus

      Excluir
    4. O Ato de expulsar um demónio se da em nome de Jesus junto com a fé da pessoa que esta ministrando em crê no poder do nome de Jesus. (se o demónio não saiu em nome de Jesus em quem Paulo prega foi porque os homens não tinha fé na pregação de Paulo isso é fato At 19:13;16. não tem nada em conta se eles eram discípulos ou não, se Jesus deu autoridade (é autoridade no nome junto a fé, fato também que esse homens em ATOS 19 em que propósito estavam expulsando (note que ele já haviam expulsando antes de alguma outra forma pois eram alguns dos exorcistas ) , o assunto sobre Jejum é lamentável o que você exponhe pois esse erro se da porque essa palavra Jejum foi acrescentada na Bíblia não existe no texto original. se você notar em algumas versão da Bíblia em Mateus 17:21 Jejum esta entre colchetes de forma destacada, é se nota a passagem vai ver Jesus falando sobre a pouca fé deles no momento que eles esta ensinando logo a autoridade do nome foi anulada por conta da pouca fé ou melhor falta de fé do ministrante. Um abraço para você espero ter ajudado A paz do Senhor Jesus

      Excluir
    5. OLA GRAÇA E PAZ PARA TODOS ESPULSAR DEMONIOS NAO É UM DOM QUALQUER UM QUE TIVER FÉ NO NOME DO MESSIAS YEHOSHUA E TIVER COM A VIDA EM DIA COM DEUS PODE ESPULSSAR, "Mestre", disse João, "vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos."
      39 "Não o impeçam", disse YEHOSHUA. "Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida,
      40 pois quem não é contra nós está a nosso favo, VIRAM? ELE NAO ERA UM DOS SEGUIDORES DE YEHOSHUA MAIS TINHA FÉ EM SEU NOME

      Excluir
  2. Respondendo ao Julio;
    Amado entenda o seguinte ouvimos muitas coisas dentro das igreja onde não buscamos a base bíblica para tal. Veja que no estudo usei apenas as escrituras como base para fundamentar esse conceito. Uma coisa que vc não conseguiu absorver com a leitura do estudo foi que justamente na lista dos nove dons que Paulo cita em ICo 12 existe sim o dom de expulsar demônios, é o dom da fé, sendo a fé um dom não são todos que a tem, logo não são todos que expulsão demônios. Entenda que no estudo eu demonstrei trechos bíblicos onde o nome de Jesus foi utilizado para expulsar um demônio porem sem sucesso, então não é simplesmente o nome de Jesus sendo usado por qualquer um que expulsa os demônios, precisamos de uma capacitação sobrenatural para tal, essa capacitação vem do Espírito Santo, lembre-se que uma capacitação sobrenatural é um dom.
    Sugiro que vc de mais uma lida no estudo e caso tenha duvidas e só mencionar que terei prazer em orienta-lo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! me ajudou muito, eu recebi esse dom, e queria saber mais sobre ele, e as pessoas ao meu redor diziam que era mentira, mas Deus me trouxe até esse site, e eu vi que não é mentira, muito obrigada mesmo pela ajuda! Que Deus te abençoe .

    ResponderExcluir
  4. obrigado! eu recebi esse dom e tambem o de cura
    esses dias a minha filha pediu que eu orasse por sua amiga por telefone eu orei e ela foi
    curada infecção degeneralizada no utero e no
    orvario e hemorragia interna.
    e gostaria de saber qual seria o dom de
    maravilha.
    meu nome é;Domingos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora para responder.
      Dom de maravilhas, está no plural então são varias operações dentro do mesmo dom, um exemplo de dom de maravilhas pode ser impor as mão e a pessoa ser batizada com o Espirito Santo, pode ser multiplicação de pães e peixes, transformar aguá em vinho, entre outras operações maravilhosas do Espirito Santo.

      Excluir
  5. A condição de se expulsar um demônio implica somente em ser dicípulo de Jesus, A Bíblia nunca chamou o poder e autoridade de expulsar um demônio de Dom, o que nós podemos alcançar é um Dom da segunda classe dos dons espirituais a classe dos dons de revelação esse dom chama-se de "DERCENIMENTO DE ESPÍRITOS" esse dom está ligado a libertação, sendo assim respeito o seu livre arbítrio de interpletar a Biblia de sua forma, milhões já fizerão isso e muitos ainda fazem , mas a verdade é unica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor amado.
      Bom se o irmão leu o estudo pode observar que eu uso a bíblia para interpretar a si própria, não utilizo de interpretações pessoais. Porem mesmo sendo assim temos varias ramificações no cristianismo que interpretam a bíblia e tiram doutrinas diversas, como por exemplo a doutrina do arrebatamento existem três pontos de vista, a doutrina do batismo no Espirito Santo também existem diversos pontos de vistas, os tradicionais não acreditam na atualidade dos dons e nem do falar em línguas, já nós os pentecostais acreditamos em e no outro. Vale dizer que apesar de termos pontos de vistas diferente isso não muda o fato de termos o mesmo salvador que é o que nos une em um só corpo quer judeus quer gregos, quer tradicionais quer pentecostais, quer dispencionalistas quer qualquer outro segmento cristão.
      Agora a questão do expulsar demônios eu não tenho a menor duvida de seja um dom, se o irmão ler o estudo novamente vera que eu demonstro nas escrituras que dom é, tem outra se basta ser discipulo de Jesus porque em muitos casos pessoas não conseguem expulsar demônios quando manifestam em um culto e outras pessoas conseguem, simples por se tratar de um dom e que dom? Dom da fé, que se faz necessária para que haja autoridade no nome para que o demônio obedeça e seja expulso. Jesus disse em meu nome expulsarão demônios e também diz que curarão os enfermos em nome dele, se é fácil entendermos que curar é um dom por que é tão difícil entender que expulsar demônio também? No meu caso que trabalho com o ministério da palavra e libertação tenho visto vários casos de demônios que manifestam e não saem porem quando mandam me chamar o demônio sai sem o menor problema, não que eu seja melhor que ninguém simplesmente recebi o dom, como quem profetiza não é melhor do quem não o faz, simplesmente recebeu o dom, no corpo cada um tem uma função, cada crente recebe seus dons. Agora quanto ao dom de discernir os espíritos o irmão esta equivocado no entendimento, esse dom vou dar um exemplo, certa vez em um culto pentecostal quando Deus manifestou seu poder certa pessoa se levantou para profetizar para outra, aos olhos da igreja parecia ser Deus usando seus vasos porem alguém que tinha o discernimento de espíritos viu que se tratava de um engano de satanás, levantou e repreendeu o demônio que se manifestou na hora e foi expulso daquela vida um espirito de engano religioso, entendeu? Bom na teoria ficaríamos falando muita coisa mais eu tenho visto na pratica essas coisas o que me faz ter conhecimento de causa do que exponho quando defendo uma doutrina. Que Deus em Cristo Jesus possa nos abençoar, fique na paz.

      Excluir
    2. Em resposta ao que o amado escreveu acima

      "Ministério Sidnei Vivente2 de abril de 2012 14:56
      A condição de se expulsar um demônio implica somente em ser discípulo de Jesus,"

      O irmão deveria ler mais a bíblia antes de afirmar algo, o amado disse que para expulsar demônios basta seguir a Jesus ser seu discípulo, mais a bíblia mostra caso de pessoas que não seguiam e nem eram seus discípulos e porem expulsavam demônios em nome dele, me explique isso?

      Se conseguir me explique, o que afirmou e contra as escrituras.

      E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
      Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
      Porque quem não é contra nós, é por nós
      Marcos 9:38-40

      Term que ser discípulo???

      Excluir
  6. Bom, em primeiro lugar quero aqui expor a minha admiração pelo seu ministério e oro a Deus que você permaneça naquilo em que fostes chamado, mas se tratando do assunto acima,aquilo que você chama de Dom, nós chamamos de uma unção específica, até porque o que você apresenta como Dom, ele não aparece na classe dos nove dons que paulo citou,que seja então um ministério específico trabalhar nesta área, ou uma obra particular, mas não um dom,não é ,e nunca será o seu dom que mandará um demônio embora, mas o nome de Jesus. Quando Jesus se reuniu com os seus dicípulos, diz a bíblia, que ele lhes deu poder ou uma unção podemos dizer, mas não um Dom. cremos sim no dom que alguém que trabalhe com libertação possa ter e é importante " O dom de desernir espíritos" que ajuda a todos entender que tipo de operação malígna e essa, mas esse é o unico dom na área de libertação.Quando você mencionou que alguns não conseguiram expulsar e lhe chamaram para tal obra, creio que essas pessoas não tinham a noção do poder que lhes foram ortogados, e não estavam preparadas,uma vez os mesmos dicípulos de Jesus que você interpleta que receberam esse dom não puderam expulsar um demonio de um jovem lunático (Mat 17.20) as vezes a manifestação intimida a fé, e com isso muitos tem dificuldades de expulsar, porque a condição de realizar qualquer obra espiritual é a fé, e nesse caso precisa ser no poder do nome de Jesus, e se tratando do dom de cura que você mencionou em cima, é um dom e o que difere ele da ordem de curar os enfermos é que se você tem o dom, o doente não precisa ter fé para ser curado ele é curado por sua fé, isso explica o porque pessoas encoma, podem ser curadas.bom fica aqui minha interpretação dentro da mesma bíblia que você defende a sua, somos salvos pentecostais irmãos em cristo,mas precisamos analisar que nem sempre a nossa verdade e soberana,na vida de um cristão que ama as escrituras deve sempre haver uma porta aberta, para uma nova análise sobre uma verdade. Que Deus te abençoe e parabéns por ser melhor para expulsar demonios do que outros, só tenha certeza de uma coisa: não é um dom! é uma unção

    ResponderExcluir
  7. meu querido a paz de cristo,e muito interessante sua visao sobre expulsar demonios relacionado com o dom da fe, mas meu irmao, existem tres tipos de graus de fe e existem diferencas entre eles;fe natural;fe sobrenatural;dom da fe para uma pessoa expulsar um demonio deve ter fe em cristo jesus,mas nao somente com o dom da fe mas com a fe sobrenatural que cita em Hb:11:1 e Mc:16:16 que sao necessaria para entrar no ceu. pois o dom da fe e muito mais profundo.por gentileza responda a este comentario pois acredito tenho muito que aprender com o irmao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos lá respondendo sua pergunta samuel.
      Interessante sua visão sobre três níveis de fé, vamos lá. O que quer dizer a palavra fé em seu sentido mais puro? Confiança ou certeza de algo seria um dos significados mais adequados segundo o dicionario. Então tá fé salvífica é a necessária para ser salvo, basta eu confiar no sacrifico de Jesus e pronto, certeza da minha redenção. Fé natural pra mim não seria fé no seu sentido mais pleno então vou deixar essa de lado, o dom da fé descrito em coritios 12 vamos lá, o que é necessário para expulsar um demônio? O nome de Jesus? Só isso basta? Não. Veja que em At 19:12 os lenços e aventais de Paulo eram colocados em endemoninhados e eram libertos, um pouco mais adiante vc vê homens invocando o nome de Jesus e sem sucesso para expulsar o demônio, no caso de Paulo ele nem usou o nome de Jesus para que os espíritos malignos saíssem, apenas seus lenços foram colocados no endemoninhado, no segundo caso eles invocaram o nome de Jesus sem sucesso, veja que não é usar o nome de Jesus que faz os demônios saírem, é difícil entender isso pois ouvimos todo o tempo que o nome de Jesus é que expulsa, mais entenda mais pontualmente o que vou dizer, o nome de Jesus não é uma formula magica para expulsar demônios como alguns pensam, eu vejo uma pessoa endemoninhada e digo em nome de Jesus saia, não é assim que funciona, o que faz o demônio sair é o poder que Jesus tem, quando Jesus diz em meu nome expulsarão demônios Ele não disse "com meu nome" e sim "em meu nome", entende a diferença? Por exemplo se vc achar uma folha de cheque minha e assinar ela e tentar sacar no banco vc não conseguira, pq? Pq vc esta usando o meu nome sem minha permissão, não terá resultado nenhum, porem se eu fizer uma procuração dando a vc poderes para usar meu nome, vc pode assinar meu cheque com sua assinatura e o banco vai pagar, pq? Pq vc recebeu de mim esse poder, entende? E assim para expulsar demônios, tem gente que vai tentar expulsar demônios com o nome de Jesus mais não recebeu dele a procuração para usar o nome dele, onde entra o DOM DA FÉ, ele é a certeza de que temos a procuração, por isso Paulo só mandou o lenço, ele tinha certeza que tinha recebido de Jesus o dom necessário, a procuração para usar o nome de Jesus para aquele fim especifico de libertar vidas das garras do diabo, quando o lenço foi colocado sobre o endemoniado, o demônio não teve escolha tinha que sair pois o Espirito Santo testificava que Paula tinha a procuração DOM para fazer aquilo entendeu? Expulsar demônios é sim para mim um dom e o dom da fé se não fosse um dom todos poderiam expulsar demônios usando a formula magica nome de Jesus, inclusive quem não é crente, mais não é o que acontece nem todos conseguem ter fé para expulsar demônio, mesmo que usem o nome de Jesus. Um bom exemplo disso e os propios discípulos de Jesus em Mt 17 leia lá o texto todo "Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
      E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé;" veja que o Propio Jesus Cristo disse ao discipulos que eles não puderam expulsar aquele demônio porque não tiveram fé suficiente.

      Espero que tenha lhe esclarecido, caso queira dizer algo mais estou a disposição, pode me mandar um email se quiser.

      Excluir
  8. meu irmão a questão não e usar o nome de jesus como formula(concordo com voçÊ que não basta somente usar o nome de jesus)deve ter fé em cristo, mas não acho que quem não tem o dom da fé não consiga expulsar os demonios.Vamos ver oque nos diz a palavra de Deus:em marcos:16vers15 nos diz de alguns sinais que seguem os que crem,falar novas linguas ,"pegar em serpentes",quando beber algo mortífero nao fará dano algum,curarão os emfermos e que inclusive o de expulsar demonio, é um deles.Quando alguem se converte a cristo recebe de Deus esta autoridade como os discipulos receberam na "missao dos setenta"luc:10:1-20.quando vemos o caso em mateus :17:14 foi um caso que nao somente a fe deles nao esta desenvolvida mas lhes faltava jejum e oracao jesus especifica dizendo"...mas esta casta de demonio NAO SE EXPULSA se por meio de JEJUM E ORAÇAO"entao vemos que nao foi somente por eles nao ter o dom da fe mas lhe faltaram mais jejum e oraçao.tenta voçe expulsar um demonio somente com a fe e sem obras e fazendo o que agrada a carne digamos voçe passa um bom tempo sem buscar a DEus e somente ligado a o trabalho e as coisas dessa vida sem jejum e oraçao e somente com a fe, Terá o mesmo resultado que os discipulos.a fe do crente tem que ser trabalhada e desenvolvida em DEUS com a sua palavra executada sobre o tal RM:12:3.Ate então falei da fe sobrenetural do crente que deve ser desenvolvida,quando falamos do dom da fe é voce ter a capacidade de crer no milagre de outrem sem ele crer e o milagre acontecer.concluindo que expulsar demonio nao é dom mas sim uma autoridade dada aos que estao em cristo e que o buscam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom se formos ficar pegando versículos bíblicos daria dialogo para mais de anos, rsrsrsrs.
      A questão é a seguinte existe um principio de interpretação da palavra de Deus chamado exegese bíblica, essa ciência de interpretação bíblica pode ocasionar margem para diferentes pontos de vista sobre o mesmo texto. Por causa dessa particularidade da exegese temos difundidos no cristianismo varias doutrinas bíblicas divergentes entre si, por exemplo se pegarmos a doutrina do arrebatamento da igreja teríamos no minimo três visões divergentes sobre quando se dará o arrebatamento "pré tribulacionista, meso tribulacionista e pós tribulacionista" ambas visões tem amparo bíblico o que depende é de quem esta fazendo a exegese, se eu fizer a exegese sobre o arrebatamento vou identificar a visão pré tribulacionista pois isso já esta imbuído na minha crença sobre o assunto, mais no entanto se vc pegar um crente presbiteriano ele vai crer piamente que o arrebatamento será pós tribulacionista, se colocar eu de frente com ele, ele vai querer me convencer da visão dele e eu vou querer convencer ele da minha visão, e não chegaríamos em lugar algum, pois aprendemos assim com nossas igrejas que já moldam os indivíduos a pensarem nos moldes da igreja, o que acontece com vc e com a maioria é algo parecido vc esta condicionado a ver que expulsar demônios não é um dom pois isso esta embutido na sua maneira de crer e dificilmente eu teria argumentos para te mostrar o contrario pois vc não quer olhar com outra ótica e sim me convencer de que estou errado e vc certo.
      Não chegaríamos em lugar algum, para mim esta claro na escritura que expulsar demônios é um dom chamado dom da fé, para vc não. Não entendo pois o texto que vc citou de marcos onde Jesus disse que em nome dele os sinais seguiriam, por exemplo ele disse que curariam os enfermos, isso vc concorda que é dom, ele disse que falariam novas línguas isso também é dom "variedade de linguás", por que é tão difícil entender que expulsar demônio também como os demais é um dom?
      Ore pedindo a Deus que lhe mostre e lhe ensine, Ele te esclarecerá.
      Gostaria se possível que que vc responde-se algo, ultimamente nas igrejas com que frequência vc tem visto pessoas expulsando demônios? se a resposta for pouco por que será? Se as pessoas acham que não é do para que vão buscar? Ai amado o diabo fica escondido na vida das pessoas, eu ja conheci vários casos de pessoas dentro de igrejas a 5, 10, 15,20 anos na igreja tomando ceia tendo uma vida aparentemente cristão e quando e feito uma oração de fé manifesta um demônio, agora te pergunto pq nunca manifestou antes já que vários pastores oraram por essa mesma pessoa antes? Reflita.

      Excluir
    2. Bom querido amigo apologista,se você pretende realmente seguir essa sua linha de pensamento afirmando que expulsar demônio é um dom, se formos juntar os crentes que não crêem nos dons, os "tradicionais" e mas aqueles que não expulsâo por medo ou dúvidas, por terem o não terem o dom, baseado no seu ensinamento, Satanás, vai ganhar muito, porque vai ficar muito demônio sem ser expulso!
      O meu povo erra por falta de intendimento! JEsus tem razão.

      Excluir
    3. Gostaria de saber uma coisa do irmão, já orou por alguém e viu manifestar um demônio e expulsou depois? Não to perguntando se já viu isso acontecer mais sim se o proprio irmão já fez isso? Responda por favor, caso positivo conte como foi o caso.

      Excluir
    4. Quem vê o irmão falando sobre expulsar demônios, que o diabo vai ganhar, etc meu povo falta conhecimento.

      Primeiro embora o amado tenha uma pose de juiz eclesiástico e detentor da razão bíblia saiba que não é.

      Tem outra nós que ensinamos prestaremos conta diante de Deus pelo que ensinamos, eu tenho minha consciência tranquila diante de Deus do que prego e ensino. Se o irmão sente o mesmo siga em frente ensinando aquilo que acredita, agora acho que deveria medir palavras quando falar das coisas do céu e da bíblia, dizer que meu povo perece por que falta conhecimento prova que o irmão distorce a escritura adaptando ela ao que quer afirmar, primeiro que isso foi dito no antigo testamente e o conhecimento que o profeta disse que faltava é da lei de moisés então o povo pecava pois não guardava a lei, e por pecar perecia, se o irmão for querer argumentar comigo usando a escritura por favor não tire o texto do contexto.
      As pessoas leigas não conferem as coisas nas escrituras, por isso aceitam o que os homens dizem sem lerem na bíblia para ver se realmente esta escrito. Já que o amado acha que expulsar demônio não é dom, então faça um estudo provando na bíblia usando versículos bíblicos e post aqui mostrando que é só ser crente para expulsar, fico no aguardo do estudo.

      Excluir
  9. Tá ok, senhor razão,eu não irei por aqui estudos nenhum, até porque os que tinha que postar,já os coloquei em sima,poderia até por inumeros, mas seria perca de tempo, diante de um catedrático como você, que pelo fato do blog ser seu, só prevalece aqui o que você defende, até porque seria muito vergonhoso para vocÊ admitir que ensinou errado,gosto realmente de questões teológicas sou professor de hebraico e grego e o que você ensina posso afirmar que são meras conclusões de sua próprias interpletações,mas não vou perder meu tempo expondo aqui o que eu sei, nem debatendo com alguém que só tem esse meio para por guela a dentro o que as pessoas devem aprender, e além disso aproveito para lhe dizer que: um verdadeiro apologista quando relmente quer defender um assunto, ele mostra a cara como a minha que está em sima ,que não é o seu caso.

    Respondendo sua pergunta sobre expulsar demônios: vejo isso constantemente inclusive trabalhamos com libertação e interceção.E sobre sua comparação sobre juiz eclesiástico,me poupe querido o suposto apologista aqui é você,e reafirmando o que você disse realmente o que ensinamos vamos prestar conta disso tudo, por isso aew vai uma dica: reestude o pouco mas os seus pontos e se dê uma oportunidade de abrir uma exeção de que você também pode estar errado.
    fique na paz e siga em frente.
    e que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo o aparente nervosismo do irmão? Não aceita ser refutado? Apologia é isso defesa de teses ninguém tem 100% de razão em nada, porem se fundamentarmos nossas crenças por achismos fica difícil a defesa da fé cristã que tem por alicerce a bíblia.
      Martinho Lutero quando da reforma pediu ao Papa que refutasse que ele estava errado usando as escrituras e somente elas, quando pedi para o amado colocar um estudo gostaria de ver qual a base bíblia para o irmão apoiar a tese em que defende só isso.
      Por que se for pelo eu acho que é isso ou aquilo fica difícil se não tivermos a bíblia para fundamentar.
      Quanto ao irmão dar aula de hebraico e grego o que tem haver com o assunto? Querer por isso pra que? Pra dizer que tem estudo, e sua opinião é maior que a minha? Aprenda com Paulo apostolo que reputou tudo que sabia como esterco por amor a Cristo, se esvazie primeiro para que cristo possa te encher do verdadeiro conhecimento que vem do alto e não de baixo.
      Quanto ao irmão expor seu rosto, e eu não. Pra mim quem tem que aparecer é Cristo, eu sou apenas o sal que da sabor ao alimento porem não é visto por ninguém, se alguém tiver que aparecer que seja Cristo não eu.
      Se fosse para eu colocar meu currículo aqui seria para que? Só para salientar também conheço um pouco de hebraico e grego, e tive o privilegio de ter feito duas faculdades, e são faculdades mesmo reconhecidas pelo mec, não curso livre de teologia, uma delas cursei na universidade presbiteriana mackenzie e a outra no centro universitário FIEO porem para mim isso de nada aproveita se eu não tiver humildade para aprender com o Espirito Santo.
      E confesso que nada do que aprendi se compara a ler a bíblia sentindo a presença de Deus me instruindo em cada frase do vernáculo bíblico.
      Não quero e nunca quis ser o dono da razão, apenas postei minha analise bíblica do assunto posso estar certo porem posso estar errado, como o irmão também.
      Seja humilde, prudente como as serpentes e manso como as pombas, se não consegue demonstrar amor por mim que professo a mesma fé que o irmão só por discordar em uma ponto de interpretação bíblica, fico me perguntando de que adianta tanto conhecimento sem amor, ai entendo o que Paulo diz que é como sino que soa vazio em ICoritios 13.

      Excluir
    2. Apologista de Cristo gostei muito deste seu estudo apresentado, ótima a sua compreensão, foi realmente inspirado pelo Espiríto Santo me ajudou bastante. Agora quanto a apresentação do amado Ministério Sidnei Vivente não posso dizer o mesmo, pois seus fundamentos apresentados não tem sentido algum, fico a imaginar como é a aula de grego e hebraico do irmão se o mesmo é tão fraco e pobre no vocabulário português. Amado Sidnei reveja o seu entendimento, e não esquecendo o seu português também, e se preciso faça um curso de graduação em letras português. Permaneçam na Paz do Grande Deus.

      Excluir
    3. Boa postagem Francis, eu nem tinha reparado na questão do português, verdade se não sabe nem português quem dirá grego e hebraico.
      Que DEUS nos abençoe.

      Excluir
  10. Queridos irmãos em Cristo. Sou ainda uma "criança espiritual" e por alguma razão encontrei este estudo que achei muito interessante. Acho válido que cada irmão defenda seu ponto de vista, mas a Palavra de Deus nos ensina que o Senhor não é Deus de confusão. Meu caro irmão, que defenbde que expulsar demônios é um dom do Espírito Santo. Não creio que seja assim. Creio que é um "revestimento de poder" ou uma "autoridade" concedida pelo Senhor Jesus, ao qual foi dado todo o poder no Céu e na Terra. Vejam: E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. Lc 9:1. E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: Mc 3:15. Meus irmãos, O Senhor Jesus afirmou em que muitos usarão o seu Nome para expulsar demônios mas na verdade nunca conheceram a Cristo verdadeiramente. Creio que os dons do Espírito são distribuídos para aqueles que os buscam com sinceridade e integridade de coração e são para edificação do Corpo de Cristo. Eu poderia falar muito mais, mas creio que já disse o suficiente. Peço que o irmaão me perdoe, gostei do seus estudo, mas não creio que expulsar demônios seja um dom e sim, autoridade do Nome do Senhor Jesus, que é claro, não pode ser usado por qualquer um. Vejam: . A paz do Senhor a todos e que o Senhor os abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite...
    Gostaria que alguém que entende do assunto me respondesse pelo e-mail vane-monteiro@hotmail.com
    Como disse o irmão "Shalom" também sou uma criança espiritual, Mas amo Deus com todas as forças do meu ser!
    Desde pequena tenho sonhos que estou expulsando demônios em Nome de Jesus, e como não tinha entendimento,achava que eram pesadelos e sofria muito com tais sonhos... Me criei na igreja e com 15 anos tive uma experiencia muito forte com Deus, depois de tal experiencia, sofri muitas perseguições do maligno e me afastei completamente da presença de Deus. Agora 10 anos depois, voltei com força total e aquele amor que eu tinha por Deus dobrou de tamanho... Fui a um encontro face a face com Deus na Igreja Batista Shalon, foi nesse encontro que me entreguei as vontade do Pai, e veio a tona essa questão de expulsão de demônios. Vou ser sincera, não é um ministério que eu desejaria (não sei se expulsar demônios é propriamente um ministério) mas minha postura é de obediência a Deus, e, essa questão está muito forte em meu coração e não sei o porquê... Certa noite, falei muito com Deus, e me senti em grande intimidade com Ele, falei o quanto o amava... e consagrei meus sonhos a Ele, e acordei de madrugada após sonhar muito que eu estava expulsando demônios e orando tremendamente, No sonho minha voz não saia porque eles (os demônios) tiravam o som da minha voz! Infelizmente não tenho o discernimento que gostaria, e por não aceitar esse “ministério” não compreendi o porquê desse sonho. Como pode depois de uma oração tão linda e depois de consagrar meus sonhos a Deus, ter esse sonho ruim! O que Deus quer de mim? Me considero um bebê de Cristo, tenho muito a aprender. Há tantos ministérios na igreja, louvor, coreografia, evangelização, mas esse de oração e expulsão de demônios é o que está na minha mente! Sou obediente e farei o que é da vontade de Deus para mim...
    Será que alguém pode me ajudar? Me aconselhar?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. tambem sonho que estou expulsando demonios que sera que isso quer dizer........

    ResponderExcluir
  14. BOM dia dostaria de saber sobre os dons sei que DEUS me deu um dom e não sei com usalo dostaria de um concelho. quando vou orar por alguem ou em algum lugar que esta pesado a minha mão comessa arodear como se foce um ventilador e DEUS me direciona onde ele quer , mas as vezes fico com medo de usar o dom porque acho que as vezes posso não agradar pessoas, tambem porque não sei se devo muitas vezes fico constranjida masd sei que DEUS quer me uzar para orar e libertar pessoas de espiritos ruins por favor me ajudem o que faço, tenho vergonha de perguntar ao meu pastor. por favor preciso de respostas porque nosso tempo é precioso AMEM.

    ResponderExcluir
  15. eu sonho desde criança com 6 anos de idade sonhos espulsando demonios de varias formas hoje com 31 anos ainda sonho e nao sei o significado sao sonhos frequentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida andreia, tive essa experiencia tambem antes de me converter ao senhor jesus. Sonhava bastante tambem quase todas as noites, expulsando e pregando o evangelho e tambem tinha essa curiosidade em saber o significado ate que um dia fui em uma igreja crista e no momento do culto em um pregador orava com o dom de revelacao, ele passou uma revelacao sobre o chamado de Deus na vida de uma pessoa que estava ali, e conforme ele ia passando a revelacao o meu coracao ia acelerando pois o que ele estava falando era exatamente os sonhos que eu tinha e eu nao tive duvida que eu era a pessoa ao qual ele estava falando levantei minha mao e cree na revelacao. Passado alguns meses me convertir. E entendi que aqueles sonhos eram o chamado de Deus na minha vida e que Deus tinha um chamado em minha vida no ministerio da libertacao e da palavra aonde vivo pregando o evangelho e libertando vidas no nome de jesus a 15 anos. Creio que vc tbm tem esse chamado para ser usada pode Deus atraves deste dom de expelir demonios pela fe no nome de Jesus e arrebatar vidas do inferno para Deus. Creia no chamado de Deus em sua vida. Espero ter ajudado e que Deus ilumine seus pensamentos e guie seus passos pela vereda da justica. A paz do senhor Jesus.

      Excluir
  16. Bom pessoal a paz do senhor.
    Para quem sonha expulsando demônio o no caso acima que estava dormindo e sonhou que os repreendia mais a voz não saia.
    Isso na minha opinião é batalha espiritual, os sonhos para mim não são apenas sonhos, acredito que em sonhos interagimos como mundo espiritual, quando vcs sonham que estão expulsando demônios eu acredito que realmente estão expulsando, eu por exemplo no inicio de minha caminhada com Cristo por diversas vezes quando estava pegando no sono via demônios perto de mim e eu tentava falar, mexer, acordar e não conseguida, só conseguia pensar e no meu pensamento repreendia o demônio que ia embora.
    O que vcs precisam entender que o fato de terem entregado suas vidas a Jesus não quer dizer os espíritos malignos deixaram vcs em paz, pelo contrario quando tomaram posição ao lado de Jesus vcs declararam guerra no mundo espiritual contra os demônios.
    Então orem e se consagrem bastante a Deus para que possais estar firmes no dia mal e após terdes feito tudo estais firmes, pq não temos que lutar contra carne e sangue mais sim contra os demônios.
    Então preparem-se para guerra, aconselho vcs lerem alguns livros sobre esses assunto, por exemplo, "Ele veio para libertar os cativos", Porcos na Sala", "guerreiros da luz", entre outros, logico que o principal e a bíblia mais como vcs ja são cristão acredito que lera bíblia para vcs já é habito, se não leem bíblia nem pensem em querer expulsar demônios pois a unica parte da armadura de Deus que é de ataque é a espada do espirito que é a palavra de Deus.

    Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  17. Sou convertida a pouco mais de um ano, em outubro do ano passado tive frequentes sonhos em que expulsava demônios, lembro que em muitos eu apenas me aproximava da pessoa e falava o nome de Jesus e o demônio se manifestava e com orações ele saía, lembro que eu acordava agitada orando fervorosamente. Fiquei confusa por um tempo e depois de orar ao senhor ele me respondeu em uma manhã, após acordar de um sonho em que eu expulsava um demônio, minha bíblia estava aberta em Lucas 11:14 e isso para mim foi uma resposta de Deus, fiquei espantada e feliz. Procurei o pastor da minha igreja e conversamos, ele me orientou que eu deveria buscar santidade e dedicação ao serviço do Senhor. Recentemente participei de um projeto evangelístico de carnaval no qual nós saíamos a noite para evangelizar pessoas em blocos de rua e nos arredores da sapucaí, durante o primeiro culto antes de sairmos as ruas durante uma oração senti o espírito de Deus me observar bem de perto por uns 5 segundos e depois entrar em mim como se aquilo fosse um reforço espiritual, foi algo inexplicável, fiquei arrepiada, não conseguia levantar e chorei muito, ao mesmo tempo que senti muita alegria no Senhor e o glorifiquei como nunca antes em minha vida. Fiquei ansiosa pois imaginei que aqueles dias de carnaval seriam uma oportunidade para usar o dom que Deus me deu, mas Deus não me usou dessa maneira, eu que estava muito animada para falar de Jesus para as pessoas e quem sabe em nome de Jesus expulsar demônios fui usada para interceder pela vida de irmãos meus que estavam ali comigo naquela missão passando mal, intercedendo pelas abordagens pelo andamento e pelo direcionamento de Deus, lembro de passar por algumas pessoas e elas não olhavam nos meus olhos, desviavam o olhar, baixavam a cabeça. Eu não expulsei demônios, mas vi que autoridade de Deus estava ali agindo através da minha vida e da vida dos meus irmãos, muitas vidas aceitaram a palavra de Deus, de todas as raças crenças e opções sexuais, pessoas visivelmente vazias e sedentas por algo que as faça VIVER de verdade. Foi uma enorme alegria para nós esses quatro dias, mas sei que a grande alegria e festa foi no céu. Toda honra a e glória a Deus nosso Senhor e Salvador!

    ResponderExcluir
  18. "MARCOS 16:
    15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
    16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
    17 E estes sinais seguirão aos que CREREM: Em meu nome EXPULSARÃO OS DEMÔNIOS; falarão novas línguas;"
    O ato de expulsar demônios está ligado àqueles que CRERAM no evangelho. Quem ouvir e crer, é sim o suficiente para usar da autoridade que há no nome de Jesus. Percebam que no versiculo 17 não é dito nem "aos que crerem E FOREM BATIZADOS", MAS SOMENTE "AOS QUE CREREM". Ou seja: É a FÉ (CRER) + A autoridade do nome de Jesus.
    Nada mais.
    A Paz.

    ResponderExcluir
  19. boa noite a todos que poderem me responder
    em referencia as palavras dita lá em cima do texto do amado irmão(os enfermos é que se você tem o dom, o doente não precisa ter fé para ser curado ele é curado por sua fé) minha duvida é o seguinte, quando - Em Listra, Paulo curou um homem que era coxo desde o seu nascimento : Quando Paulo pregou o Evangelho em Listra, ele não podia ajudar, mas pôde reparar num dos seus ouvintes 1 que escutava com particular interesse. Tratava-se dum coxo que era incapaz de andar desde o nascimento, e quando Paulo olhou atentamente para ele, percebeu que ele tinha fé para ser curado. ps; observou que ele tinha fé. o espirito santo mostrou a paulo a capacidade de fé daquele homem.(ou é a minha biblia que difere das de voçes ou foi retirado alguma pagina )!!!.outra coisa paulo só curava quando o espirito santo ordenará, pois, certa ocasião um dos dicipulos de paulo encontrava-se enfermo:Num contexto cultural essencialmente voltado para a confissão positiva, o texto de 1Tm 5:23 se reveste de uma importância capital. Será que o grande cooperador de Paulo padecia mesmo de alguma enfermidade estomacal? Mas, como será isto possível, se é suficiente apenas “declarar e crer”? Como podemos aceitar este fato se o servo genuíno de Deus não está sujeito a enfermidades como pretendem alguns?
    acredito que paulo não saia curando a torto a direita, ele tinha uma ordenança; veja que poderia muito bem orar ou ordenar a cura de seu ajundante timoteo, não poderia?, mas, não o fez, em vez disso aconselhou a tomar um pouco de vinhopara talvez encontrar uma cura natural

    ResponderExcluir
  20. quanto expulsão de demonios gostaria muitoque alguém me responder-se à altura dos fatos: estava em um culto no qual se apresentava um renomado profeta cheio de autoridade e profetizando milagres, na ocasião surge um endemoniado, passou ele a por as mãos na cabeça do homem posseso usando o nome de Jesus varias vezes, sai,sai,sai,sai,sai...............perai o demonio é surdo ou tem uma norma da abnt para expulsar demonios, para mim isso é meninice; uma vez dada a ordem e usando o nome do exelentissimo e eterno e soberano cristo o filho de DEUS é o suficiente. pergunto é necessario isso ficar falando varias vezes( fique curado, fique curado ...........ou sai dele sai dele....sai dele demonio.....)isso para mim é falta de doutrina biblica .comunião com jesus e assim vai. favor aguardo resposta

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde a todos agradeço por um blog maravilhoso como este eu concordo em dizer que EXPULSAR DEMONIOS é UM DOM SIM! a biblia pode não dizer especificadamente que expulsar demonios e um dom mais diz que a Fé expulsara demonios. creio que o maior dom de todos e a Fé porque sem a Fé não poderiamos agradar a Deus porque não demonstraríamos isso do fundo do coração a Fé que move montanhas.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia amados irmãos.
    Primeiro e muito difícil escrevendo responder tantas coisas que com um conversa olho no olho seria muito mais produtiva, o que acho que deva ficar bem claro e que não podemos cometer o erro de querer padronizar o agir do Espirito Santos na vida de seus servos, se um determinado homem expulsa demônio gritando sai, sai, sai, e outro expulsa falando baixinho usando o excelentíssimo nome de Jesus, não quer dizer que nem um nem outro estejam certos ou errados, Deus usa a cada um de um jeito, o que devemos tomar cuidados e para que nossa percepções e opiniões não venham a ferir ou denegrir um servo de Deus, lembrem-se o maior dom é o amor, e se vc realmente ama respeita o seu irmão e a maneira que Deus o usa.
    Outra coisa, se é dom ou não expulsar demônio, isso não importa, o importante é os demônios serem expulsos não acham? eu vejo um monte de gente falam que acha isso ou aquilo, porem não tiveram uma experiencia pratica do assunto, falar sua opinião quando vc apenas leu é um coisa, quando vc vivenciou e outra, se expulsar demônios ão é um dom e qualquer um pode fazer isso, por não começam a fazer em suas igreja pois tenho certeza que existem muitas vidas que estão necessitadas de libertação e entram oprimidas e muitas vezes acabam saindo oprimidas, vamos lá vamos colocar o diabo para correr.

    Para mim particularmente, libertação é muito mais profundo do para maioria das pessoas, eu já vi, pessoal que estão a muito tempo na igreja e não estavam libertas, ministros de louvor, obreiros, obreiras, fazendo a obra de Deus pregando, evangelizando, cantando, porem quando vou ministrar e faça uma oração onde o poder de Deus se manifesta pessoas começam a gritar e urrar possessas por espíritos malignos, que dizem estar ali escondidos a muito tempo, se alguém me conta-se seria uma coisa, porem tenho visto, então tenho uma visão mais conservadora sobre libertação e acredito que o assunto e mais profundo do que muitos pensam.

    ResponderExcluir
  23. o irmão acha certo mandar manifestar o chefe da legião pra depois expulsar os demonios ,como fazem na IURD universal,e será que eu posso receber o dom de ver demonios nas pessoas se buscar com jejum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim acho que vc deve buscar mais intimidade com Deus para ver com mais clareza o mundo espiritual.

      Excluir
  24. Meu nome é Doralice,sou firme na igreja e faço campanha nas casas ,agora tem um moço que só toco nele ele já cai,isso é novo para mim,o que devo fazer para interar mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  25. Notório Amados,

    Mas ja pararam para analisar que vocês estão estudando a mesma escritura e tendo leituras e interpretações diferentes, Se averiguarmos a escritura literalmente vemos que nem um e nem outro tem plena razão ( ambos estao corretos até certo ponto ), se lermos de forma ao pé da letra vemos que nao é dom e que não é algo entregue somente aos discipulos isolados de cristo, e que sim um poder que Cristo entregou a todos aqueles que o seguir e crer em seu nome, pois nao podemos crer em cristo sem fé e nao podemos segui-lo verdadeiramente se nao formos discipulos, entao as vezes devemos utilizar ao pé da letra e nao buscar além, Deus nao complica a vida dos fiéis que o busca.

    15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
    16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
    17 E estes sinais seguirão aos que CREREM: Em meu nome EXPULSARÃO OS DEMÔNIOS; falarão novas línguas;"
    O ato de expulsar demônios está ligado àqueles que CRERAM no evangelho. Quem ouvir e crer, é sim o suficiente para usar da autoridade que há no nome de Jesus. Percebam que no versiculo 17 não é dito nem "aos que crerem E FOREM BATIZADOS", MAS SOMENTE "AOS QUE CREREM". Ou seja: É a FÉ (CRER) + A autoridade do nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada... me ajudou muito... Deus lhe abencoe... Forca e fé.. amem.!!!

    ResponderExcluir
  27. Irmãos fui convidada a pregar em um determinado ministério, e chegando lá, na hora do louvor , um demonio se manifestou em uma mulher.As cooperadoras tentarm expulsá-lo de toda maneira, mas nao conseguiram, inclusive o deminio até bateu na cara de uma delas.Então o Espirito Santo me ordenou que fosse lá e o expulsasse.Porem quando fui obedecer a Deus fui barrada literalmente por uma irma( que levou o tapa), que era pra deixar com a igreja,querendo ela dizer que não fazia parte da igreja.depois que eu preguei, o demonio manifestou novamente e eu fui lá em nome de Jesus e o expulsei.Mas fiquei pensando....a autoridade que jesus nos dá para expulsar um demonio e curar,se limita apenas na nossa igreja??não fazemos parte do mesmo corpo de cristo?e quem fala mais alto, o espirito santo ou as ´´normas´´egoístas da igreja?cometi algum desrespeito a alguem??

    ResponderExcluir
  28. Irmãos fui convidada a pregar em um determinado ministério, e chegando lá, na hora do louvor , um demonio se manifestou em uma mulher.As cooperadoras tentarm expulsá-lo de toda maneira, mas nao conseguiram, inclusive o deminio até bateu na cara de uma delas.Então o Espirito Santo me ordenou que fosse lá e o expulsasse.Porem quando fui obedecer a Deus fui barrada literalmente por uma irma( que levou o tapa), que era pra deixar com a igreja,querendo ela dizer que não fazia parte da igreja.depois que eu preguei, o demonio manifestou novamente e eu fui lá em nome de Jesus e o expulsei.Mas fiquei pensando....a autoridade que jesus nos dá para expulsar um demonio e curar,se limita apenas na nossa igreja??não fazemos parte do mesmo corpo de cristo?e quem fala mais alto, o espirito santo ou as ´´normas´´egoístas da igreja?cometi algum desrespeito a alguem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã ANDREIA realmente a falta de conhecimento do mundo espiritual nas igrejas esta muito grande, os lideres não ensinam sobre o mundo espiritual, demonios, anjos, céu ou inferno, salvação ou perdição, infelizmente hoje em dia é só sobre sacrificio, dar dinheiro e receber algo em troca, unção e visão espiritual nada, certo dia fui pregar em uma igreja e quando fui orar metade do corpo de obreiros caiu endemoniado, agora veja só se obreiros caem endemoniados imagina o povo? precisamos voltar ao verdadeiro evangelho, evangelho de santidade, busca, jejeum, oração, vida com Deus.

      Excluir
  29. Esse artigo poderia ser preparado em poucas palavras:

    E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.

    ResponderExcluir
  30. A paz de Cristo! Gostei muito do estudo, me ajudou bastante. Entendi no estudo que expulsar demônios não é um dom, e sim a FÉ, na qual sem esta não conseguiremos expulsar demônios. Hoje passei por uma situação que me levou a me aprofundar nessa questão: Uma menina na minha escola manifestou e eu não fiz nada. Sou uma cristã,de não muito tempo, mas bastante experiência com Deus, mas não me senti PREPARADA para agir em relação a menina. Entretanto, como serva de Deus, acho que foi um descuido deixar a menina sair cheia de demônio sem se quer ter chegado perto dela. Entendi porém, que esta situação serviu para eu buscar mais em relação ao assunto. Eu já tive vários sonhos que tentava expulsar e não conseguia, isso sempre me deixou frustrada e com um certo medo de uma hora precisar agir e não conseguir. A minha dúvida é: como saber se tenho ou não o dom da Fé necessário para expulsar demônio? E se não tiver e passar por outra situação dessa, eu vou ficar quieta e não ajudar a pessoa endemoniada porque não tenho esse dom da Fé? Deus não pode me usar para fazer tal coisa EM NOME DE JESUS quando for muito necessário, mesmo sem eu saber se tenho ou não o dom?
    A Bíblia, como vc comentou, diz que Jesus deu poder aos discípulos pra expulsar demônios, mas eles numa situação não conseguiram os expulsar. Entendo que Jesus deu o PODER para fazer essas coisas, mas a FÉ, que é o dom, nós temos que buscar. É um entendimento errado? Desde já agradeço muito pelo estudo maravilhoso. Que Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  31. Que o Senhor abençoe a sua vida a cada dia este estudo foi de grande esclarecimento para mim!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ato de expulsar um demónio se da em nome de Jesus junto com a fé da pessoa que esta ministrando em crê no poder do nome de Jesus. (se o demónio não saiu em nome de Jesus em quem Paulo prega foi porque os homens não tinha fé na pregação de Paulo isso é fato At 19:13;16. não tem nada em conta se eles eram discípulos ou não, se Jesus deu autoridade (é autoridade no nome junto a fé, fato também que esse homens em ATOS 19 em que propósito estavam expulsando (note que ele já haviam expulsando antes de alguma outra forma pois eram alguns dos exorcistas ) , o assunto sobre Jejum é lamentável o que você exponhe pois esse erro se da porque essa palavra Jejum foi acrescentada na Bíblia não existe no texto original. se você notar em algumas versão da Bíblia em Mateus 17:21 Jejum esta entre colchetes de forma destacada, é se nota a passagem vai ver Jesus falando sobre a pouca fé deles no momento que eles esta ensinando logo a autoridade do nome foi anulada por conta da pouca fé ou melhor falta de fé do ministrante. Um abraço para você espero ter ajudado A paz do Senhor Jesus

      Excluir
  32. O Ato de expulsar um demónio se da em nome de Jesus junto com a fé da pessoa que esta ministrando em crê no poder do nome de Jesus. (se o demónio não saiu em nome de Jesus em quem Paulo prega foi porque os homens não tinha fé na pregação de Paulo isso é fato At 19:13;16. não tem nada em conta se eles eram discípulos ou não, se Jesus deu autoridade (é autoridade no nome junto a fé, fato também que esse homens em ATOS 19 em que propósito estavam expulsando (note que ele já haviam expulsando antes de alguma outra forma pois eram alguns dos exorcistas ) , o assunto sobre Jejum é lamentável o que você exponhe pois esse erro se da porque essa palavra Jejum foi acrescentada na Bíblia não existe no texto original. se você notar em algumas versão da Bíblia em Mateus 17:21 Jejum esta entre colchetes de forma destacada, é se nota a passagem vai ver Jesus falando sobre a pouca fé deles no momento que eles esta ensinando logo a autoridade do nome foi anulada por conta da pouca fé ou melhor falta de fé do ministrante. Um abraço para você espero ter ajudado A paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  33. Não adianta nada ter fé se estiver em pecado com a vida toda errada, vai expulsar uma legião em pecado pra ver o que vai acontecer

    ResponderExcluir
  34. muito edificante seu blog,q Jesus te abençoe ainda mais com o conhecimento q vem do alto.

    ResponderExcluir
  35. na igreja universal quando tem mais de um demonio eles mandam manifestar o chefe pra depois expulsar o resto,isso e ideal ou nao e necessario?se puder comentar irmão desde ja agradeço!!! http://www.youtube.com/watch?v=O4x2-aIdU-Q

    ResponderExcluir
  36. Eu o agradeço irmão pelo o entendimento e a palavra.

    ResponderExcluir